6 tecnologias que otimizam a produção de equipamentos médicos

6 tecnologias que otimizam a produção de equipamentos médicos

As revoluções tecnológicas estão presentes em diversas atividades da nossa rotina. Obviamente, a produção de equipamentos médicos não ficou de fora das novidades e, o que antes parecia ficção científica, hoje é realidade.

A boa notícia é que essas tecnologias chegaram para nos ajudar a cuidar da saúde, com formas mais precisas de tratamentos, diagnósticos menos invasivos e segurança nos procedimentos.

Separamos exemplos notáveis dos impactos das tecnologias nos equipamentos médicos. Continue lendo e veja como o futuro já está acontecendo. 

6 formas que a tecnologia contribui com os equipamentos médicos

Da inteligência artificial até a nanotecnologia: a revolução nos equipamentos médicos é mais profunda do que podemos imaginar. Veja a seguir. 

1. Impressão 3D

Impressoras 3D, que fabricam objetos tridimensionais, podem ser utilizadas na medicina para a produção de equipamentos. Por meio da prototipagem, é possível produzir os materiais de forma mais rápida, assertiva e com menores custos.

Porém, um dos destaques da impressão 3D é a fabricação de próteses e órteses, com maior cuidado na definição das características específicas de cada material, de acordo com as necessidades do paciente que o receberá.

2. Robótica

Cada vez mais comum nos hospitais, a cirurgia robótica une segurança e precisão. Os braços do robôs, com suas cânulas, tornam possível fazer as alterações necessárias no organismo do paciente sem grandes incisões e com menos traumas.

Enquanto isso, o médico permanece no console, com uma visão 3D, manuseando os joysticks e pedais para guiar as cânulas, com destreza milimétrica.

Para o paciente, o pós-operatório tende a ser menos doloroso, com menores riscos de sangramento e recuperação mais rápida. Afinal, é a famosa “cirurgia minimamente invasiva”. 

3. Inteligência artificial nos equipamentos médicos

Quando você pensa em inteligência artificial (IA), só chega à sua mente o ChatGPT? Saiba que essa tecnologia vai muito além disso e é utilizada para projetos mais assertivos de criação de equipamentos médicos, o que reduz custos e chances de falhas. 

É utilizada ainda nos processos de inspeção dos materiais e na previsão de erros, ajudando a evitar contratempos que podem prejudicar os trabalhos na instituição de saúde e os cuidados com o paciente.

Outro exemplo interessante é o uso de IA nas bombas de infusão, com alguns testes já sendo realizados. O objetivo é automatizar a administração de fluidos ou medicamentos conforme os sinais vitais, a fim de tornar mais ágeis as respostas em situações críticas. 

4. Dispositivos ingeríveis 

Endoscopias em clínicas ou hospitais e com sedação? Isso não será mais necessário com a popularização dos dispositivos ingeríveis, que permitem captar imagens de alta qualidade do trato digestivo e encaminhá-las às equipes médicas.

Com essa tecnologia, também é possível monitorar outros dados de saúde do paciente, assim como fazer a “entrega” das medicações de forma mais precisa no organismo. Por exemplo, a liberação dirigida e controlada de quimioterápicos para locais mais aproximados do tumor. 

5. Realidade aumentada em cirurgias

Outra forma que as tecnologias impactam os equipamentos médicos é com o uso da realidade aumentada em procedimentos cirúrgicos. Ela promove a visualização dos médicos de estruturas em 3D, definição de linhas e setas para indicar áreas e até mesmo a sobreposição de informações, como resultados prévios de exames de imagem.

Também pode ser utilizada na formação dos profissionais de saúde, com treinamentos mais realísticos ainda nas primeiras etapas da graduação. 

6. Nanotecnologia

A nanotecnologia também pode ser utilizada de diferentes formas na medicina. Por exemplo, sensores e dispositivos que registram biomarcadores de doenças, como em tumores cancerígenos, o que permite o diagnóstico precoce.

Uma novidade interessante são os “nanomateriais” usados para reparar lesões em pele, ossos, cartilagens e outros tecidos. São chamados de “andaimes”, pois estimulam o crescimento celular. Um tipo de utilização é com os nanocompósitos de hidroxiapatita para o tratamento de fraturas ósseas. 

Gostou de conhecer as inovações tecnológicas nos equipamentos médicos?

As tecnologias não param de avançar na medicina e na produção dos equipamentos médicos. Nós, da MP Hospitalar, estamos sempre atentos às novidades e tendências de mercado para poder implantar o que for útil em nosso trabalho.

Afinal, somos uma empresa que atende hospitais públicos e privados de todo o Brasil, com materiais de uso único e que preza pela excelência em todos os detalhes da produção e do atendimento

Quer conhecer mais sobre a nossa atuação? Entre em contato e vamos conversar. 

plugins premium WordPress