A nutrição enteral é um método utilizado para fornecer nutrientes diretamente ao trato gastrointestinal de pacientes que não conseguem se alimentar adequadamente por via oral. Para garantir a segurança e a eficácia desse processo, são utilizados sistemas de conexão específicos, como o ENFit, o ENPlus e o Enlock.
O ENFit é um dispositivo com conexões macho-fêmea, projetado especificamente para a nutrição enteral, que possui um mecanismo de trava, evitando desconexões acidentais, reduzindo o risco de contaminação e vazamentos.
O ENPlus é o sistema de conexão em dispositivos de administração de soluções enterais. O objetivo deste dispositivo é assegurar o sistema fechado no processo de administração da solução, na conexão do dispositivo junto à dieta ou ao frasco da dieta (com tampa também adaptada). Conexão em cruz (estrela) com rosca em ABS Roxo, para adaptação seguro em bolsas de dietas enterais sistema fechado.
O Enlock (escalonado) é um tipo de conexão que também tem o objetivo de assegurar o sistema fechado no processo de administração de soluções enterais, na conexão entre dois ou mais dispositivos, consiste em uma série de conexões com diâmetros diferentes, permitindo a adaptação do sistema às necessidades do paciente.
O Enplus, o Enfit e o Enlock, são sistemas essenciais para garantir a segurança e a eficácia da nutrição enteral, projetados especificamente para esse fim, com mecanismos de trava e incompatibilidade com sistemas não enterais, reduzindo os riscos de contaminação e vazamentos. Os dispositivos para nutrição enteral usam conectores universais passíveis de conexão com outros sistemas. Por conta disso, são frequentes as conexões indevidas entre um sistema de alimentação enteral e um não enteral, como o intravenoso. Contudo, a infusão de soluções em via intravenosa é muito perigosa. Para evitar essas conexões indevidas, foi criada a ISO 80369-3, que estabelece um padrão mundial de conexão para produtos de nutrição enteral.