Quando há a prescrição de terapia de infusão, muitas dúvidas podem surgir. Porém, essa forma de tratamento para diversas condições de saúde é utilizada rotineiramente em hospitais e clínicas.
Estamos falando da aplicação de medicamentos, soro ou nutrientes de maneira intravenosa, ou seja, diretamente nos vasos sanguíneos do paciente. Isso é feito pelo acesso venoso, que utiliza agulhas ou cateteres.
Quer entender mais sobre esse procedimento e quais são os benefícios dele? Preparamos este material para explicar tudo, inclusive os materiais utilizados. Confira.
Para quais situações a terapia de infusão é indicada?
Os pacientes costumam conhecer a terapia de infusão com a aplicação de soros para hidratação. No entanto, essa via de tratamento pode utilizar diversas outras substâncias. Por exemplo:
- quimioterápicos;
- antibióticos;
- anti-inflamatórios;
- antialérgicos;
- suplementos alimentares;
- hemocomponentes (sangue e seus derivados).
A decisão de injetar os medicamentos e outros ativos diretamente na corrente sanguínea ocorre para tornar a ação mais assertiva, evitando a degradação das substâncias no estômago.
Além disso, alguns pacientes não conseguem ingerir cápsulas e comprimidos. Por isso, a terapia de infusão é vista como uma das formas mais eficazes de administração de medicamentos.
No entanto, vale ressaltar que as aplicações devem ser realizadas e acompanhadas por profissionais da saúde, como os enfermeiros. Serão eles que irão definir a quantidade, fluxo da infusão e outros fatores, conforme a necessidade.
Tipos de infusão
A terapia de infusão intravenosa é classificada de duas formas: periférica, em que o acesso é feito em uma veia menor e mais superficial, como as dos braços, pernas e pés; e a central, com a inserção da agulha ou cateter em veias maiores, como a jugular (pescoço) e femoral (pernas).
Também são caracterizadas como infusão as aplicações de medicamentos de maneira subcutânea (no tecido adiposo abaixo da pele), intradérmica (nas camadas superficiais da pele) e intramuscular (no músculo).
As definições continuam de acordo com o tempo da inserção de todo o medicamento ou suplemento nutricional no organismo do paciente:
- em bolus: infusão em menos de um minuto;
- rápida: entre um e 30 minutos;
- lenta: até duas horas;
- contínua: tempo maior do que duas horas, sem interrupções;
- intermitente: também demora mais do que 60 minutos, mas com interrupções.
Quais os materiais necessários para a terapia de infusão?
Pode parecer um procedimento simples, mas a terapia de infusão requer alguns materiais especializados e cuidados da equipe de saúde, a fim de evitar danos ao paciente, como erros na administração do medicamento e infecções. Entenda a seguir:
- bomba de infusão: equipamento que controla a velocidade e quantidade da substância aplicada;
- equipo: tubo que conecta o frasco do medicamento até o cateter venoso;
- cateter venoso: outro tubo, mas fino e flexível, inserido no vaso sanguíneo do paciente (pode utilizar agulhas ou, em alguns modelos com conectores, não há necessidade);
- filtros: são fundamentais para evitar que partículas e microrganismos contaminem a substância;
- torneiras: permitem o controle de vários fluxos da infusão, sem a necessidade de acessos diferentes.
Os materiais de terapia de infusão da MP Hospitalar
Uma das nossas áreas de atuação, aqui na MP Hospitalar, é a fabricação de materiais de terapia de infusão: equipos, conectores, extensores, torneiras, cateteres e outros acessórios. Veja a seguir alguns destaques desses nossos produtos.
Equipo com sistema de proteção contra infecções
Nosso equipo gravitacional possui injetor lateral valvulado que é capaz de diminuir em até 70% o índice de Infecção Primária de Corrente Sanguínea. Também é equipado com Filtro Air Stop, um sistema que evita refluxo sanguíneo, não permitindo a entrada de ar no sistema de infusão do paciente.
Precisão com o equipo bureta
Para a terapia de infusão com antibióticos ou outras drogas vesicantes (que geram irritação quando extravasam), o indicado é o uso do equipo bureta, que possui uma câmara rígida graduada de 1 a 1 ml até 150ml transparente, micro gotejamento 60 gotas/ml, com válvula flutuante (bóia). Ele impede a entrada de ar na linha ao término da infusão, ao mesmo tempo que facilita a visualização do volume de solução a ser infundido.
Adaptador com duas pontas perfurantes
Esse dispositivo é utilizado para a mistura de substâncias em frascos, sem o contato com o ambiente externo. O formato ergonômico também torna o manuseio mais fácil e seguro para os profissionais, sem o contato com as pontas perfurantes.
Equipo de diálise peritoneal pediátrica
Os cuidados pediátricos requerem equipamentos específicos. Um exemplo é o equipo de diálise peritoneal que, com os tubos e acessórios adequados, promove o controle do fluxo exato de volume para a infusão.
Conheça mais sobre nossos materiais de terapia de infusão
Produzimos diversos tipos de materiais para terapia de infusão e também para outras áreas. Você pode conferir todos os detalhes em nossas publicações nas redes sociais. Venha nos seguir no Instagram e Facebook.