
Em um hospital ou outra instituição de saúde que realiza procedimentos – mesmo que minimamente invasivos -, a infusão intravenosa é um dos cuidados mais básicos, com administração rápida e eficaz de medicamentos, soros e nutrientes.
Para garantir a segurança e eficácia desse processo, o uso de equipos para infusão é indispensável. Porém, o que são esses dispositivos? Como utilizá-los corretamente? Quais detalhes são fundamentais na escolha e manuseio?
Preparamos este material para responder essas e outras dúvidas que costumam surgir no dia a dia dos profissionais da saúde. Leia e confira!
O que são equipos para infusão intravenosa?
Os equipos para infusão intravenosa são materiais médicos utilizados para administrar líquidos diretamente na corrente sanguínea do paciente. Eles fazem a conexão entre o frasco ou bolsa de solução e o acesso venoso, regulando o fluxo da substância a ser infundida. Um equipo básico é composto por:
- ponta perfurante: conecta-se ao frasco ou à bolsa de solução intravenosa;
- câmara de gotejamento: permite a visualização do fluxo da solução;
- tubo flexível: conduz o líquido da câmara de gotejamento até a conexão com a agulha ou cateter;
- regulador de fluxo: permite o ajuste da velocidade da infusão;
- conector: acopla-se ao cateter ou agulha inserida na veia do paciente;
- filtro de ar ou partículas: ajuda a evitar contaminações e a entrada de partículas indesejadas na corrente sanguínea.
No momento de adquirir os conjuntos de equipos, é necessário observar a qualidade de cada uma dessas partes, a fim de promover um atendimento cuidadoso e seguro aos pacientes.
Tipos de equipos
Os principais modelos são:
- macrogotas: indicado para administração de grandes volumes de líquidos, com fluxo de aproximadamente 10 a 20 gotas por mililitro (mL);
- microgotas: utilizado para infusões mais controladas, com fluxo de cerca de 60 gotas por mL, sendo comum em pediatria e terapia intensiva;
- fotossensível: projetado para soluções que precisam de proteção contra a luz, como alguns quimioterápicos; são isentos de ftalatos, o que o torna ideal para o uso em diversos tipos de tratamentos;
- com bureta: indicado para administração precisa de volumes pequenos, comum em pediatria;
- com filtro: recomendado para medicamentos que necessitam de filtração extra para evitar partículas indesejadas.
Os equipos de infusão intravenosa da MP Hospitalar
Na MP Hospitalar, produzimos materiais médicos de uso único, como os equipos de infusão intravenosa. Nosso portfólio preza por produtos de alta qualidade, tecnologia e segurança, com o objetivo de promover esses benefícios aos pacientes e profissionais da saúde. Veja a seguir os nossos modelos desses equipamentos.
Equipo gravitacional valvulado
Com características que o tornam superior aos materiais convencionais do mercado, nosso equipo gravitacional valvulado foi projetado para a infusão segura e eficiente de soluções em grande volume.
Possui eliminador de ar, que permite o preenchimento do equipo sem a contaminação por partículas externas, garantindo a esterilidade. Também contém filtro bacteriológico, sistema Air Stop (mantém o prime da linha de infusão após o fim da solução),injetor lateral em Y livre de agulhas e pinça rolete (para maior segurança no descarte).
Além de tudo isso, temos disponíveis nas versões fotossensíveis e são isentos de ftalatos, o que o torna ideal para o uso em diversos tipos de tratamentos.
Equipo controlador de fluxo
Para a controlar o volume de infusão, projetamos o equipo controlador de fluxo, que promove a vazão de 1 a 250 mL/hora, com densidades entre 0% e 10%, assim como entre 10% e 40%.
O produto possui possui ponta perfurante com entrada de ar e filtro hidrófobo, câmara flexível de cristal com filtro de partículas, pinça rolete e micras para preenchimento do equipo e eliminação do ar, entre outras tecnologias.
Como utilizar um equipo para infusão intravenosa corretamente?
Depois de conhecer nossos equipos de infusão intravenosa, confira as melhores técnicas para usá-los corretamente. Veja no checklist que montamos abaixo.
1. Preparação do material
De início, é fundamental realizar a higiene necessária, como lavagem das mãos e uso de luvas estéreis. Isso sem esquecer da separação de todos os materiais, desde a bolsa de solução até a agulha ou cateter.
2. Conexão do equipo ao frasco ou bolsa
A segunda etapa envolve a retirada da tampa do frasco de solução e desinfecção da região com álcool 70%. Em seguida, insira a ponta perfurante do equipo na bolsa, mantendo-o na posição correta para evitar a entrada de ar.
Aperte levemente a câmara de gotejamento até preencher parcialmente com líquido. Abra o regulador de fluxo para que a solução preencha todo o tubo e elimine o ar interno. Por fim, feche o regulador antes de conectar ao acesso venoso do paciente.
3. Administração da infusão
Após os cuidados mencionados, conecte o equipo ao cateter venoso do paciente. Ajuste o regulador de fluxo conforme a prescrição médica e observe continuamente a velocidade da infusão.
Com o fim da administração do medicamento ou soro, desconecte o equipo e descarte-o de acordo com as normas de biossegurança.
Outros cuidados importantes
Além do passo a passo que listamos, não se esqueça dos seguintes cuidados básicos, que reforçam a segurança do paciente e do profissional:
- evitar o uso prolongado de um mesmo equipo, pois o tempo excessivo de infusão pode aumentar o risco de contaminação;
- não tocar nas extremidades estéreis;
- monitorar o estado do paciente regularmente;
- substituir o equipo conforme as recomendações médicas e hospitalares.
Conheça mais sobre nossos equipos de infusão intravenosa
Como você percebeu, os equipos de infusão intravenosa são essenciais na rotina hospitalar e ambulatorial. Por isso, estamos à disposição para contribuir com esses e outros produtos para sua instituição.
Caso tenha restado alguma dúvida sobre nossos materiais, clique aqui e converse com os nossos especialistas.