Você já ouviu falar em terapia intravenosa?

Nutrição Enteral
19/02/2025
Você já ouviu falar em terapia intravenosa?

O popular “tomar soro” tem um nome técnico: terapia intravenosa. É o cuidado comum ofertado aos pacientes em clínicas e hospitais, especialmente os internados. Isso porque é utilizado em diversos tratamentos.

Estamos falando do procedimento realizado para administrar líquidos, medicamentos e nutrientes diretamente na corrente sanguínea, proporcionando uma absorção rápida e eficaz.

Vamos entender mais sobre a terapia intravenosa e os materiais que promovem maior segurança e conforto? Continue lendo e confira.

Como é feita a terapia intravenosa?

O procedimento é feito com a inserção de uma agulha ou cateter em uma veia, geralmente no braço, para a administração de substâncias terapêuticas. Ao lado do paciente, fica a bolsa com a substância administrada e outros equipamentos que controlam o fluxo.

Isso permite que o medicamento ou fluido seja distribuído rapidamente pelo corpo, por meio da corrente sanguínea, o que é fundamental em situações de emergência ou quando a absorção oral não é viável.

Os principais benefícios são:

  • absorção rápida: por serem injetadas no sangue, logo as substâncias são direcionadas para a área em que devem agir;
  • controle preciso das doses;
  • hidratação eficiente: em casos de desidratação severa, como em doenças gastrointestinais, a terapia intravenosa é uma solução para restaurar os níveis de líquidos rapidamente;
  • acesso a tratamentos complexos: como quimioterapia ou infusões de imunobiológicos;
  • uso em pacientes com dificuldades para ingerir medicamentos: por exemplo, quando há problemas para engolir, como os que estão em coma ou com danos no sistema digestivo.

Além dos medicamentos, como antibióticos, analgésicos e quimioterápicos, na terapia intravenosa também podem ser aplicados eletrólitos, soro e alimentos de nutrição enteral.

Qual a diferença para a aplicação endovenosa?

Você também pode ouvir a terapia intravenosa sendo chamada de “endovenosa”. Basicamente, são sinônimos, pois em ambos os casos o paciente recebe as substâncias que precisa pelo acesso a um vaso sanguíneo.

As possíveis complicações

Como qualquer procedimento na área da saúde, existe a possibilidade de ocorrer complicações. As mais comuns são:

  1. infiltração: quando o fluido é injetado no tecido subcutâneo;
  2. extravasamento: situação em que a substância transborda para os tecidos ao redor, gerando hematomas e dor;
  3. flebite: irritação química ou mecânica nas paredes dos vasos sanguíneos.

No entanto, com as técnicas corretas e cuidadosas para o acesso à veia, assim como materiais de alta qualidade, é possível reduzir as chances dessas intercorrências.

As soluções da MP Hospitalar para uma terapia intravenosa segura

Na MP Hospitalar, produzimos materiais médicos de uso único, como os necessários para a terapia intravenosa. Trabalhamos ainda com pesquisas para promover a evolução desses produtos, de forma que as equipes médicas e pacientes usufruam de maior segurança e conforto. Veja a seguir algumas de nossas soluções na área.

Equipo controlador de fluxo

Na terapia intravenosa, existe a chamada “infusão gravitacional”, em que a substância é injetada no corpo do paciente com auxílio da gravidade.

O nosso equipo controlador de fluxo, o dispositivo que transporta a substância, foi projetado para oferecer maior controle na infusão de volumes, com opções adaptadas para fluidos de densidades diferentes.

Ele possui uma câmara flexível de cristal, com filtro de partículas, que gera uma melhor visibilidade e evita a contaminação por agentes externos.

Também há a pinça rolete para o ajuste do fluxo e a peça para o descarte da ponta perfurante, evitando possíveis acidentes aos profissionais. Já o conector Luer permite o preenchimento do equipo sem a entrada de ar, a fim de não comprometer a esterilização. Você pode conferir mais detalhes aqui.

Cateter intraset Safer para terapia intravenosa

Mencionamos anteriormente que, além de agulhas, a terapia intravenosa também pode ser realizada com cateter. Na MP Hospitalar, temos a linha Intraset Safer, com filtro hidrofóbico, que impede o refluxo do sangue e o sistema quick flash back, que permite um acesso mais eficaz ao vaso sanguíneo.

Adaptador para frascos e bolsas

Em algumas situações, é preciso misturar substâncias que estão em frascos diferentes, mas sem deixar que elas tenham contato com o meio externo e, consequentemente, sejam contaminadas.

Para isso, existe o adaptador com uma e duas pontas perfurante, realizando a conexão entre as bolsas de fluidos para mantê-las seguras contra contaminações

Conector valvulado

Para evitar vazamentos, especialmente nas aplicações de alta pressão ou com acesso arterial, a MP oferece o conector valvulado MPLUS de sistema fechado, que mantém a válvula totalmente fechada durante o uso, não permite penetração microbiana e é compatível com sangue, lipídios e quimioterápicos.

Venha conhecer mais sobre nossos produtos para terapia intravenosa

Listamos apenas alguns exemplos de nossas soluções para terapia intravenosa, marcadas pelo cuidado com cada detalhe, a fim de oferecer uma assistência de qualidade aos pacientes e facilidade no trabalho das equipes.

Você pode conhecer outros produtos e mais detalhes sobre eles nas nossas publicações nas redes sociais. Venha nos seguir no Instagram e Facebook.